Folha de S. Paulo


Vice-primeiro-ministro russo ridiculariza americano em foto

No momento em que Estados Unidos e Rússia vivem sua maior tensão desde a Guerra Fria, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Rogozin, decidiu publicar no Twitter uma foto que ridiculariza o presidente americano, Barack Obama, em comparações com o russo Vladimir Putin.

Na imagem, há uma fotografia de Putin à esquerda, acariciando um leopardo albino dentro de uma jaula, e uma de Obama à direita, em um aparente estúdio fotográfico, carregando um cachorrinho branco nos braços.

Na legenda, acrescenta: "Nós [Putin e Obama, Rússia e EUA] temos valores e aliados diferentes".

Putin é conhecido por projetar uma imagem máscula de si mesmo por meio de incontáveis fotos em que aparece, por exemplo, andando a cavalo sem camisa ou treinando judô. Ademais, a montagem faz parte de uma série que acabou amplamente distribuída na internet.

SANÇÕES

O fato de um político tão graduado ter decidido distribuir a imagem nesse momento é uma reação às novas sanções econômicas que EUA e União Europeia impuseram à Rússia nesta semana, por causa do seu suposto envolvimento na crise no leste ucraniano.

Os principais alvos das sanções são as áreas de energia, tecnologia, finanças e defesa. Entre as medidas está a restrição à operação de bancos russos em ambos os mercados –impedindo-os, por exemplo, de realizar financiamentos a longo prazo.


Endereço da página: