Folha de S. Paulo


Reunião em Paris pede que cessar-fogo em Gaza seja prolongado

Em Paris, os ministros das Relações Exteriores de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Catar e Turquia pediram neste sábado (26) que o cessar-fogo humanitário em vigor na faixa de Gaza entre Israel e o movimento radical palestino Hamas seja prolongado.

"Esta reunião foi positiva, permitiu chegar a orientações comuns para a ação internacional em favor de um cessar-fogo em Gaza. Todos pedimos às partes uma prolongação do cessar-fogo humanitário em vigor. Todos queremos obter o mais rápido possível um cessar-fogo durável", segundo a declaração lida pelo chanceler francês, Laurent Fabius, ao fim do encontro.

Uma autoridade da União Europeia também compareceu à reunião no ministério das Relações Exteriores francês.

CESSAR-FOGO

Israel e Hamas respeitam desde a manhã deste sábado um cessar-fogo de pelo menos 12 horas, enquanto a comunidade internacional tenta convencer ambos a aceitarem uma trégua humanitária de uma semana.

A suspensão das hostilidades entrou em vigor às 8h locais (2h no horário de Brasília) de hoje após uma noite de intensos bombardeios e combates no território palestino.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, esteve na região nesta última semana com o mandato expresso do presidente Barack Obama de conseguir interromper uma ofensiva que começou no dia 8 de julho e que, desde então, já causou a morte de quase 900 palestinos.

Desse número, cerca de 600 morreram desde que o Exército israelense iniciou uma incursão por terra há apenas uma semana, na qual também morreram 35 soldados, dois deles anunciados oficialmente nas últimas horas.


Endereço da página: