Folha de S. Paulo


Air Algerie diz ter perdido contato com avião que partiu de Burkina Fasso

A Air Algerie anunciou nesta quinta-feira (24) ter perdido o contato com um de seus aviões, alugado de uma companhia espanhola, 50 minutos após sua decolagem de Uagadugu, a capital de Burkina Fasso.

"A Air Algerie informa que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH5017 que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel neste 24 de julho à 1h55 (22h55 de Brasília), ou seja, 50 minutos após a decolagem", afirma um comunicado. O avião sobrevoava Gao, no Mali, naquele momento.

As autoridades de aviação em Burkina Fasso dizem que entregaram o voo para a torre de controle em Niamey, Níger, às 1h38. Eles disseram que o último contato com o voo foi logo após 3h30.

A companhia aérea privada espanhola Swiftair também informou ter perdido o contato com o avião operado pela Air Algerie, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Uma fonte de aviação da Argélia disse à Reuters que o avião caiu, mas não deu detalhes.

Um representante da Air Algerie em Burkina Fasso, Kara Terki, disse em entrevista coletiva que todos os passageiros do avião estavam em trânsito, indo para Europa, Oriente Médio e Canadá.

Segundo ele, a lista de passageiros inclui 50 franceses, 24 burquinenses, oito libaneses, quatro argelinos, dois luxemburgueses, um belga, um suíço, um nigeriano, um camaronês, um ucraniano e um romeno.

A tripulação é de nacionalidade espanhola e o voo tinha sido fretado para um período de dois meses.

A Swiftair disse em um comunicado publicado em seu site que um MD-83 decolou do Burkina Fasso às 01h17 e deveria pousar em Argel, capital da Argélia, às 05h10, mas nunca chegou ao seu destino.

A Air Algerie colocou em andamento um plano de emergência, afirma o texto. Segundo o site da empresa, a Air Algerie realiza quatro voos por semana em direção a Uagadugu.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

TEMPESTADE

O ministro do transporte de Burkina Fasso informou que o avião pediu para mudar de rota às 1h38 por causa de uma tempestade.

Uma fonte da Air Algerie disse à agência AFP que o contato foi perdido após a mudança de rota.

O jornal francês "Le Monde" informa que a área sobrevoada costuma ter tempestades, com rajadas de vento e atividade elétrica.

Dois jatos franceses na região decolaram para tentar encontrar o avião.

O caso aumenta a tensão no setor aéreo depois que um avião da Malaysia Airlines foi derrubado na Ucrânia na última quinta (17), um avião da Transasia Airways caiu em Taiwan durante um temporal nesta quarta (23) e companhias aéreas cancelaram voos para Tel Aviv, devido ao conflito em Gaza.


Endereço da página: