Folha de S. Paulo


Acidente em pouso de emergência mata 47 pessoas em Taiwan

Um avião da companhia TransAsia Airways caiu quando tentava realizar uma aterrissagem de emergência em Taiwan durante uma tempestade. Das 58 pessoas que estavam a bordo, 47 morreram, incluindo quatro crianças. As demais ficaram feridas.

O acidente ocorreu por volta das 19h (8h no horário de Brasília), quando a aeronave, um bimotor ATR-72, desceu a cerca de 1 km da pista de aterrissagem da cidade de Xixi, nas ilhas de Penghu (também chamadas Pescadores, a oeste de Taiwan).

O porta-voz dos bombeiros de Penghu, His Wen-guang, afirmou que a explosão causada pelo choque do equipamento com o solo deixou alguns edifícios das proximidades em chamas. Entretanto, essas construções estavam desocupadas, e ninguém ficou ferido.

O voo GE222 deveria ter saído de Kaohsiung às 16h, porém teve a decolagem adiada para as 17h43 devido ao mau tempo. O piloto teve permissão para aterrissar somente após as 19h.

Segundo um jornal local, a primeira tentativa de pouso falhou, e o piloto pediu para tentar novamente. Foi então que a torre de controle daquela pista perdeu o contato com a tripulação.

Devido aos relatos, a suspeita é a de que a queda tenha sido causada pelas más condições climáticas provocadas pelo tufão Matmo, que atingiu Taiwan nesta quarta, chegando a provocar o fechamento do mercado financeiro local.

As ilhas Penghu estão ao largo da costa oeste da principal ilha de Taiwan.
TransAsia Airways é uma companhia aérea com sede em Taiwan, com uma frota de 23 aeronaves Airbus em sua maioria, que tem principalmente rotas domésticas, mas com alguns voos para o Japão, Tailândia e Camboja entre os seus destinos asiáticos.


Endereço da página:

Links no texto: