Folha de S. Paulo


Atentado em Cabul mata três estrangeiros e um afegão

Um atentado suicida contra o Departamento Antidrogas em Cabul, a capital do Afeganistão, causou a morte de quatro pessoas nesta terça-feira (22), três estrangeiros e um tradutor afegão.

"O ataque foi cometido por um suicida a bordo de uma motocicleta que detonou as bombas que carregava em frente ao Departamento de Narcóticos", disse uma testemunha, que preferiu manter o anonimato.

A nacionalidade dos estrangeiros não foi confirmada. Outras seis pessoas ficaram feridas no atentado, que teve sua autoria reivindicada pelos talebans.

"O combatente suicida Maulvi Abid Kandahari realizou o ataque. As informações iniciais indicam que os estrangeiros sofreram 15 baixas", escreveu o porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid através do Twitter.

O Afeganistão passa por um de seus períodos mais violentos depois que as forças de segurança afegãs se tornaram responsáveis pela segurança do país no ano passado, após a retirada gradual da missão da Otan, que será concluída definitivamente no final de 2014.

Além disso, o país asiático se encontra em pleno processo eleitoral, com uma nova apuração dos votos das eleições presidenciais após as denúncias de fraude, uma auditoria que adiou a posse do novo chefe de Estado do Afeganistão.

Apesar da retirada da Otan, os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9,8 mil soldados em território afegão até o final de 2016.


Endereço da página: