Folha de S. Paulo


Fotos de sexo de alvos da NSA eram partilhadas, diz Snowden

O ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA, na sigla em inglês) Edward Snowden disse que funcionários da agência tinham acesso a fotos sexualmente explícitas de alvos de sua vigilância –e que as partilhavam com outras pessoas.

Em entrevista recente ao jornal britânico "The Guardian", Snowden afirmou que a supervisão dos programas de vigilância norte-americanos é "incrivelmente fraca".

Com isso, sempre segundo ele, muitos dos que tinham acesso a e-mails monitorados pela NSA eram pessoas de 18 a 22 anos que repentinamente assumiam enormes responsabilidades e abusavam dos privilégios de sua função.

"Os agentes topam com coisas totalmente não relacionadas ao seu trabalho, como fotos íntimas de pessoas nuas. O que eles fazem? Viram-se na cadeira e mostram para o colega. E o colega diz 'essa é ótima, vamos mandar ao Bill'", declarou Snowden.

Segundo o ex-agente da NSA, a interceptação desse tipo de imagem é "rotineira" e encarada como uma espécie de "benefício adicional" por quem trabalha na vigilância.

Snowden está asilado em Moscou desde que, em 2013, vazou para a mídia material que revelava a espionagem da NSA. A agência negou complacência com a violação de padrões de profissionalismo.


Endereço da página: