Folha de S. Paulo


Ativista dos direitos dos imigrantes é preso em aeroporto dos EUA

Um ativista pelos direitos dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos foi preso nesta terça-feira (15) em um aeroporto em McAllen, no Estado americano do Texas.

O ativista, Jose Antonio Vargas, que já ganhou o prêmio Pulitzer de jornalismo pela sua cobertura de questões imigratórias, é o cofundador da ONG Define American (defina 'americano', em inglês), que confirmou a detenção dele.

Questionadas, as autoridades aeroportuárias informaram apenas que uma pessoa não identificada tinha sido detida em um posto de imigração do terminal.

Pouco antes de entrar no aeroporto, ele havia postado na página da ONG no Facebook uma foto com documentos nas mãos. "As únicas identidades que tenho para mostrar à segurança: meu passaporte filipino e uma versão de bolso da Constituição e da Declaração da Independência americanas, que eu carrego sempre. Não sei o que vai acontecer", escreveu.

Em 1993, aos 12 anos, Vargas entrou em um avião nas Filipinas rumo à Califórnia, onde moravam seus avós. Quatro anos mais tarde ele descobriu que estava no país de forma ilegal.

Kevork Djansezian - 18.jun.2014/Reuters
Ativista Jose Antonio Vargas já ganhou o prêmio Pulitzer de jornalismo pela sua cobertura de questões imigratórias
Jose Antonio Vargas já ganhou o prêmio Pulitzer de jornalismo por cobertura de questões imigratórias

Endereço da página: