Folha de S. Paulo


Carta-bomba é encontrada na central dos correios na Irlanda do Norte

A Polícia norte-irlandesa (PSNI) informou neste sábado (12) que uma carta-bomba foi interceptada no principal centro de distribuição postal da província, situado na cidade Newtownabbey, perto de Belfast.

Artífices do Exército britânico chegaram ao local e estão analisando a carta. A polícia evacuou a zona após um alerta de segurança, segundo um porta-voz oficial.

Embora ninguém tenha se responsabilizado pela ação, tudo aponta que seja um produto de alguma cisão do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), oposta ao processo de paz na província britânica.

Em outubro, dissidentes republicanos enviaram cartas-bomba a dois altos comandantes do PSNI e à sede da Procuradoria norte-irlandesa na cidade de Derry, a oeste da região autônoma.

Também foram enviadas bombas à ministra britânica para a Irlanda do Norte, Theresa Villiers, apesar de em todos os casos os artefatos terem sido interceptados e desativados.

Em sua conta no Twitter, Villiers qualificou o episódio deste sábado como "temerário" e "covarde" , realizado "por indivíduos que demonstram ter desprezo total com os trabalhadores dos correios e a comunidade local".

O incidente ocorre no mesmo dia dos desfiles da protestante Ordem de Orange para celebrar "12 de Julho", o dia grande do unionismo. Os eventos devem reunir milhares de pessoas, o que obrigou a PSNI a aumentar o dispositivo de segurança.


Endereço da página: