Folha de S. Paulo


Terremoto de 6,8 de magnitude provoca pequeno tsunami no Japão

Um forte terremoto de 6,8 graus de magnitude (na escala Richter) causou um pequeno tsunami neste sábado, que atingiu o litoral de três províncias do nordeste do Japão.

O incidente, porém, não registrou danos consideráveis e também não afetou as usinas nucleares da região.

O terremoto aconteceu às 4h22 locais (16h22 de Brasília da sexta-feira) a 140 quilômetros do litoral de Fukushima. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido após a atividade sísmica, mas foi suspenso duas horas depois.

O alerta, que previa ondas de um metro, incluía o litoral das províncias de Fukushima, Miyagi e Iwate —a mesma área atingida em março de 2011 pelo tsunami que resultou numa das piores crises nucleares da história.

A operadora da central nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que não houve danos à usina, mas alguns de seus funcionários tiveram que ser evacuados do píer localizado em frente à unidade.

A Agência Meteorológica do Japão, que informou que o tremor era uma réplica do grande terremoto que ocorreu há três anos, registrou uma elevação do nível do mar de cerca de 30 centímetros na região da central nuclear.

Por sua vez, a operadora Tohoku Electric Power comunicou que também não detectou nenhum problema na central de Onagawa, na província de Miyagi.


Endereço da página: