Folha de S. Paulo


Vídeo mostra líder que anunciou a criação de califado no Iraque

O líder do grupo radical Estado Islâmico (EI), antigo Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em público durante as orações de sexta na Grande Mesquita da cidade de Mosul, no norte do Iraque.

As imagens foram divulgadas em um vídeo postado em fóruns de islamitas radicais na internet. O vídeo, com 20 minutos de duração, mostra Baghdadi, autodeclarado califa, no púlpito do templo, vestido com túnica e turbante negros e uma longa barba.

As cenas mostram vários fiéis assistindo ao sermão e homens armados próximos às colunas do templo, que fica no centro de Mossul, cidade que está sob controle dos insurgentes desde o mês passado.

Al-Furan Media/AFP
Abu Bakr al-Baghdadi, que proclamou a si mesmo como califa Ibrahim, em vídeo divulgado neste sábado
Abu Bakr al-Baghdadi, que proclamou a si mesmo como califa Ibrahim, em vídeo divulgado neste sábado

A bandeira preta do Estado Islâmico aparece colocada no mihrab da mesquita, estrutura que indica a direção de Meca, para a qual todos os fiéis devem se voltar durante as orações.

Orientalíssimo: O que significa um "califado islâmico"?

Ibrahim ibn Awad, mas conhecido como Abu al-Baghdadi, declarou a si mesmo como imã e califa para os muçulmanos de todo o mundo no domingo passado. Na ocasião, também foi anunciada a criação de um califado islâmico que se estenderia desde a província síria de Aleppo até o estado de Diyala.

Na última terça, dia 1º/7, Baghdadi ordenou a todos os muçulmanos que emigrem para a região do califado porque considera que o território pertence a todos os fiéis e não apenas ao Iraque e a Síria.

O grupo Estado Islâmico, que surgiu a partir da Al Qaeda, tem orientação sunita e defende a interpretação radical dos preceitos religiosos. Nos últimos meses, seus integrantes dominaram boa parte do norte do Iraque, numa perigosa aproximação da capital Bagdá.


Endereço da página:

Links no texto: