Folha de S. Paulo


França reforça segurança em voos para os Estados Unidos

A França anunciou nesta sexta-feira (4) o reforço das medidas de segurança em seus aeroportos para voos para os Estados Unidos, a pedido de Washington, que teme atos de terrorismo.

O Reino Unido e a Bélgica já tinham tomado medidas semelhantes.

"Por razões de confidencialidade, não podemos revelar quais são as medidas complementares", declarou à AFP o porta-voz da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC).

As novas regras serão aplicadas durante a "temporada de verão e implantadas de forma a garantir o mínimo possível de inconvenientes para os passageiros", indica o DGAC, que alertou para possíveis atrasos de voos.

As medidas complementares de segurança incluem os 43 voos diários para os Estados Unidos que decolam dos aeroportos de Paris (Roissy e Orly), Nice e Marselha, além dos territórios de ultramar do Taiti, Martinica e Guadalupe, informou o comunicado.

Na quarta-feira (2), o governo americano solicitou o reforço da segurança nos aeroportos da Europa e Oriente Médio com voos diretos para os Estados Unidos.

O pedido foi feito às vésperas do 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, feriado nacional.

Autoridades e especialistas ressaltam a conjunção inquietante de dois fenômenos: a fabricação de explosivos indetectáveis e o deslocamento de militantes islâmicos radicais na Síria e no Iraque.


Endereço da página: