Folha de S. Paulo


Terremoto atinge costa do Alasca e provoca alerta de tsunami

Um terremoto de 7,9 graus de magnitude de momento foi registrado nesta segunda-feira (23) no litoral do Alasca (noroeste dos Estados Unidos), provocando um alerta de tsunami para a costa norte-americana e a do Canadá, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O terremoto ocorreu às 17h53 de Brasília. Seu epicentro foi a 24 km das ilhas Sitkin e a 114,4 km de profundidade.

O alerta de tsunami, suspenso cerca de duas horas depois, obrigou o deslocamento de 150 pessoas da cidade de Adak, explicou à agência France Presse Layton Lockett, chefe de administração do local. "Não houve pânico", disse Lockett. "Estamos acostumados aos terremotos. Este foi um pouco mais forte que de costume", informou.

O USGS manteve o alerta de tsunami para as costas do Alasca e advertiu sobre possíveis correntes de água nas próximas horas. O órgão também relatou que um pequeno tsunami foi detectado no oceano Pacífico, mas que a profundidade do epicentro do tremor limita o perigo.

Já o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que, "com base nos dados disponíveis, não é esperado um tsunami destrutivo no Pacífico". "O terremoto foi profundo demais para representar uma ameaça de tsunami para o litoral próximo", segundo o centro. O sismo pode provocar, no entanto, "uma pequena mudança do nível do mar nas próximas horas".

Após o terremoto de magnitude 7,9 foram registrados vários terremotos entre 5 e 6 graus nas ilhas Little Sitkin e na Nova Zelândia, onde já havia ocorrido um tremor de 6,9 graus.


Endereço da página: