Folha de S. Paulo


Exército iraquiano evita ataque contra cidade próxima a Bagdá

O Exército do Iraque conseguiu evitar nesta terça-feira (17) um ataque dos rebeldes sunitas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) contra a cidade de Baquba, situada a cerca de 60 quilômetros da capital Bagdá.

A Chefia de Operações da província de Diyala informou que as tropas conseguiram frear a ofensiva insurgente nos bairros de Al Katun, Al Mefraq e Al Moalemin, todos em Baquba, capital da província citada, informou a televisão oficial "Al-Iraquiya".

No entanto, membros do EIIL conseguiram invadir a delegacia de Al Mefraq, no oeste da cidade, e mataram 44 presos.

Ahmad Al-Rubaye - 16.jun.2014/AFP
Jovem iraquiano com camiseta do Brasil segura arma em ônibus de voluntários do exército iraquiano
Jovem iraquiano com camiseta do Brasil segura arma em ônibus de voluntários do exército iraquiano

A polícia iraquiana também encontrou os corpos de 18 membros das forças iraquianas perto de Samarra, uma cidade 125 km ao norte de Bagdá.

Em Bagdá, onze pessoas morreram nesta terça na explosão de um carro-bomba em um mercado de Sadr City, bairro majoritariamente xiita no norte de Bagdá

As autoridades iraquianas mantêm que a ofensiva no norte do país é obra apenas do EIIL, embora este grupo tenha o apoio de outros grupos sunitas que se opõem ao governo do xiita Nouri al-Maliki.

Ontem, o EIIL assumiu o controle da estratégica cidade iraquiana de Tal Afar, localizada entre a cidade de Mossul e a fronteira com a Síria.

O EIIL, que defende a criação um "califado islâmico" entre Síria e Iraque, não só pretende se fortificar no norte desse segundo país, mas também ameaça chegar até Bagdá e aos santuários xiitas de Karbala e Najaf, no sul.


Endereço da página: