Folha de S. Paulo


Extremistas islâmicos divulgam vídeo de execução no Iraque

Novas imagens da ação do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) foram divulgadas na internet nesta segunda (16), embora a autenticidade do vídeo não tenha sido confirmada.

O EIIL, que surgiu como um braço da Al Qaeda, iniciou na semana passada uma ofensiva no Iraque, dominando diversas cidades do norte do país e ameaçando a capital Bagdá.

O vídeo mostra um rebelde do EIIL interrogando cinco homens capturados pelo grupo. Ao final, um deles aparece morto.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O rebelde postou o vídeo no Facebook e disse estar orgulhoso da ação. Também alertou que o vídeo serve para mostrar o que pode acontecer a outros xiitas, alimentando a divisão entre os muçulmanos do país.

No Iraque, a maior parte da população e o governo são xiitas, enquanto o sunita EIIL quer estabelecer um califado islâmico no país e na região do Levante (que inclui territórios de Síria e Líbano).

No fim de semana, o EIIL publicou imagens que supostamente mostram seus combatentes realizando um massacre contra soldados iraquianos capturados.

O grupo postou ainda no Twitter uma mensagem em que afirma ter matado 1.700 soldados no assassinato em massa.

Navi Pillay, a chefe de direitos humanos da ONU, disse nesta segunda-feira que os extremistas quase certamente cometeram crimes de guerra, ao realizar a execução em massa.


Endereço da página:

Links no texto: