Folha de S. Paulo


Dilma cumprimenta colombiano por 'espetacular vitória eleitoral'

A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta segunda-feira (16) para o presidente reeleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para parabenizá-lo pela vitória nas eleições deste domingo.

Ele foi reeleito neste domingo para um novo mandato, com 50% dos votos, contra 45% de Óscar Ivan Zuluaga.

O resultado representa uma dura derrota para o ex-presidente Álvaro Uribe, que apadrinhava a candidatura de Zuluaga e esperava voltar a influenciar a política nacional com a vitória deste.

Dilma ligou para Santos para cumprimentá-lo pela "espetacular vitória eleitoral". "A sociedade colombiana fez uma opção clara pela paz", disse ela ao presidente reeleito.

Segundo o Palácio do Planalto, a presidente congratulou-o por insistir em uma saída negociada para o conflito colombiano com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), iniciado em Havana há 18 meses. Disse também que este é um objetivo de todos os sul-americanos.

Numa ligação de cerca de dez minutos, Dilma disse também que a Colômbia é um "grande país" e que ela está "segura" de que aquele país poderá dedicar "toda a sua energia em favor do desenvolvimento social e econômico".

Santos deverá acompanhar em Brasília, na próxima quinta-feira (19), jogo entre Colômbia e Costa do Marfim, no estádio Mané Garrincha. Não há previsão, contudo, de encontro entre ele e a presidente, segundo o Planalto.


Endereço da página: