Folha de S. Paulo


Talebans paquistaneses ameaçam o governo e investidores estrangeiros

O Movimento dos Talebans do Paquistão (TTP), principal força rebelde do país, ameaçou nesta segunda-feira atacar diretamente o governo e as empresas e organizações internacionais em represália pela ofensiva iniciada domingo pelas autoridades na região noroeste.

"Queimaremos seus palácios", afirmam os talebans em um comunicado.

Os talebans exigem ainda a "todos os investidores estrangeiros, companhias aéreas e organizações multinacionais que abandonem o país imediatamente" para evitar ataques.

O principal reduto dos talebans fica no distrito do Waziristão Norte, onde milhares de soldados paquistaneses iniciaram uma vasta ofensiva no domingo.

A ofensiva era esperada, uma semana depois de um atentado contra o aeroporto internacional de Karachi, o maior do Paquistão, que marcou o fim de um difícil processo de paz entre islamitas e o governo.

Os talebans prometeram vingança contra o governo.

"Consideramos o governo de Nawaz Sharif responsável pela perda de vidas e patrimônio de muçulmanos das tribos, como consequência desta operação", afirma o comunicado.

Um porta-voz taleban, Shahidullah Shahid, afirmou que o grupo "queimará os palácios em Islamabad e Lahore", em referência à capital do país e à cidade natal do primeiro-ministro Sharif.

"Recordem que mais uma vez suplicarão por negociações e paz, mas será muito tarde", disse o porta-voz.


Endereço da página: