Folha de S. Paulo


Temas sociais diferenciam os candidatos a presidente na Colômbia

Com o mesmo padrinho político, o ex-presidente Álvaro Uribe, os candidatos Juan Manuel Santos e Óscar Iván Zuluaga têm tido de mostrar-se polarizados em relação a vários temas.

Para conseguir apoio da esquerda e da intelectualidade progressista dos grandes centros, como Bogotá, Santos passou a ser mais liberal com relação ao matrimônio de pessoas do mesmo sexo.

Apesar de não apoiar a aprovação de uma lei nesse sentido, diz que irá defender que os homossexuais tenham direitos iguais aos héteros.

Diana Sanchez/AFP
Trabalhador descansa durante montagem de seção eleitoral em Bogotá, na Colômbia
Trabalhador descansa durante montagem de seção eleitoral em Bogotá, na Colômbia

Já Zuluaga afirmou ser contra, e defende a família formada por um homem e uma mulher.

Sobre a reeleição, Santos, apesar de estar disputando uma, disse que é contra e que irá iniciar uma discussão para alterar a Constituição, aumentando os mandatos para cinco anos e impedindo a permanência no cargo.
Zuluaga defende as coisas como estão. Foi seu padrinho, Uribe, quem alterou a Constituição para instituir a reeleição.

Com relação às drogas, Santos tem defendido uma atitude mais liberal, propondo passar a discutir o tema como sendo de saúde pública e admitindo aprovar a despenalização do consumo.

Já Zuluaga é contra qualquer tipo de descriminalização e diz que aos envolvidos no tráfico "há que tratá-los com o peso da lei".


Endereço da página: