Folha de S. Paulo


Americano condenado por pedofilia é deportado ao tentar entrar no Brasil

A Polícia Federal barrou na manhã deste sábado (7) a entrada no país de um cidadão americano de 49 anos que já foi condenado pelo crime de pedofilia no Estados Unidos.

O homem, cujo nome não foi divulgado pela PF, chegou em um voo dos EUA às 6h no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio.

Com base em uma portaria interministerial baixada em 22 de maio pelos ministérios da Justiça e pela secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que não admite a entrada no país de estrangeiros que praticaram crimes sexuais contra menores de idade em seus países de origem, o homem foi deportado, em um voo às 11h.

A portaria faz parte de um esforço internacional para combater a pedofilia. O homem, segundo a PF, teria sido condenado por molestar um menor de 16.

Ele foi o primeiro estrangeiros no país a ser enquadrado na nova determinação, que serve como medida de prevenção, já que o homem já teria cumprido sua pena e não era, portanto, um foragido da Justiça americana.

A PF afirmou ainda que não havia informações de que o homem estaria vindo ao país cometer crime de pedofilia, mas a portaria determina que tem ficha suja por esses crimes não poderá ser admitido no Brasil.

Segundo a PF, a embaixada americana em Brasília foi quem informou as autoridades locais sobre o embarque do homem rumo ao Rio.


Endereço da página:

Links no texto: