Folha de S. Paulo


EUA anunciam ajuda financeira para processo de paz na Colômbia

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (6) uma ajuda de US$ 420 mil para a missão da OEA (Organização dos Estados Americanos) de apoio ao processo de paz da Colômbia.

O vice-secretário de Estado, Heather Higginbottom, anunciou, na Assembleia Geral da OEA, o financiamento que "permitirá o avanço da missão de paz", segundo comunicado do Departamento de Estado americano.

O processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), levado pelo presidente Juan Manuel Santos, é um dos principais temas da eleição presidencial no país.

Santos, que concorre à reeleição, está tecnicamente empatado com Óscar Zuluaga, que é contrário às conversas de paz com as Farc. Os candidatos disputam o segundo turno em 15 de junho.

Durante a Assembleia Geral no Paraguai, a OEA aprovou nesta quinta-feira (5), por unanimidade, uma resolução expressando seu "firme apoio" aos esforços de Santos e dos cidadãos do país para pôr fim ao mais longo conflito armado das Américas.

A resolução pede que o governo colombiano "prossiga com seus esforços para conseguir uma paz estável e duradoura para o bem da Colômbia e da região".

"Os Estados Unidos vão continuar a encorajar a comunidade internacional a apoiar a OEA e o governo da Colômbia no seu esforço de buscar uma solução para um dos conflitos mais longos do mundo", diz ainda o comunicado.

ELEIÇÕES

Zuluaga diz que, se eleito, vai exigir que a Farc interrompa os combates e as atividades criminosas, mas afirma que não vai suspender imediatamente as negociações como havia prometido.

O candidato, que tem o apoio do popular ex-presidente Álvaro Uribe, havia dito antes que, se eleito, iria suspender as negociações de paz com a guerrilha até que o grupo declarasse um completo cessar-fogo.

As negociações, iniciadas por Santos em novembro de 2012, estão na metade do caminho, já que as partes entraram em consenso sobre três dos seis pontos da agenda destinada a acabar o conflito armado de meio século.


Endereço da página: