Folha de S. Paulo


Assessor de oposicionista renuncia na Colômbia

O ex-embaixador da Colômbia na OEA (Organização dos Estados Americanos) Luis Alfonso Hoyos renunciou ontem a seu cargo de assessor de Óscar Iván Zuluaga, candidato de oposição à Presidência colombiana nas eleições do dia 25 de maio, apoiado pelo ex-presidente e hoje senador Álvaro Uribe.

Hoyos anunciou sua saída da campanha logo após ter sido revelado que ele visitou um canal de TV em companhia de Andrés Sepúlveda, expert em informática que teve prisão preventiva decretada ontem.

Sepúlveda é acusado de invadir o e-mail do presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição, e interceptar mensagens dele sobre a negociação com os guerrilheiros das Farc.

O ex-embaixador disse não ter feito nada de errado, mas alegou que renunciava para não prejudicar a campanha de Zuluaga, que está em segundo lugar nas pesquisas –atrás do próprio Santos– e pode disputar o segundo turno da eleição com o atual presidente.

Ontem, o chefe da campanha de Santos, o publicitário Juan José Rendón, renunciou após ter sido acusado por um traficante de receber US$ 12 milhões para mediar com o governo a rendição de quatro chefes do tráfico. Rendón negou e disse que as acusações eram parte de um plano para manchar a reputação do presidente.


Endereço da página: