Folha de S. Paulo


Candidato opositor vence eleições presidenciais no Panamá

O Tribunal Eleitoral do Panamá anunciou neste domingo que o candidato presidencial opositor e atual vice-presidente do país, Juan Carlos Varela, venceu as eleições e governará o país no período 2014-2019.

"Temos mais de 60% da informação necessária (...), nós magistrados consideramos que esta já é uma tendência irreversível", disse o presidente do órgão, Erasmo Pinilla, que ligou para Varela e lhe anunciou a vitória.

O vice-presidente e virtual novo governante do Panamá expressou seu agradecimento ao povo panamenho, ao órgão eleitoral e a todas as autoridades envolvidas no desenvolvimento das eleições deste domingo.

Rodrigo Arangua/AFP
Candidato opositor Juan Carlos Varela faz discurso após vencer eleições presidenciais do Panamá
Candidato opositor Juan Carlos Varela faz discurso após vencer eleições presidenciais do Panamá

"Muito obrigado, que Deus abençoe o Panamá, os felicito (...) por esta eleição democrática que tivemos. Sigamos em uma forma cívica e democrática vendo estes resultados. Hoje o Panamá venceu, a democracia venceu", acrescentou Varela em sua breve conversa com Pinilla.

Varela é o candidato do Partido Panameñista (PPa), que preside e forma uma aliança com o minoritário Partido Popular.

O presidente do Tribunal Eleitoral disse durante sua alocução que o anúncio da vitória de Varela se baseia em resultados extraoficiais já que os oficiais serão divulgados pela Junta Nacional de Apuração, embora tenha ressaltado que ambos os números historicamente sempre coincidiram.


Endereço da página: