Folha de S. Paulo


Unidos, palestinos dizem que podem reconhecer Estado de Israel

A reconciliação entre as facções palestinas Fatah e Hamas, assinada ontem, irá envolver o reconhecimento do Estado de Israel, de acordo com um líder palestino ouvido hoje pela manhã por uma rádio militar israelense.

De acordo com Jibril Rajub, membro do Comitê Central do Fatah, o governo de unidade a ser formado nas próximas semanas manterá o comprometimento com a solução de dois Estados para o conflito árabe-israelense.

Fatah e Hamas haviam assinado na quarta-feira (23) um acordo para encerrar a longa divisão política entre ambas as facções, depois do conflito violento que levou à formação de dois governos palestinos distintos. Hoje Fatah tem o poder na Cisjordânia, e Hamas, em Gaza.

Quando foi anunciada a reconciliação entre as facções, no entanto, autoridades israelenses e a comunidade internacional levantaram a questão sobre se o governo de unidade entre Fatah e Hamas reconheceria Israel e estaria comprometido com a solução de dois Estados com base nas fronteiras de 1967, conforme vinha sendo discutido nas negociações de paz retomadas em 2013.

Procurado pela reportagem da Folha, o Hamas não respondeu ao pedido de entrevista e não confirmou, assim, a declaração de Rajub.


Endereço da página: