Folha de S. Paulo


Israel impede enviado da ONU de ir à cerimônia do Fogo Sagrado

A polícia e o Exército israelense impediram, neste sábado (dia 19), o enviado da ONU, Robert Serry, de chegar à Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém para assistir à cerimônia do Fogo Sagrado.

Turistas e estrangeiros também foram impedidos de participar do evento.

Segundo um comunicado, Serry e outros diplomatas haviam sido convidados ao evento pela comunidade cristã palestina em Jerusalém.

"A polícia israelense rejeitou a entrada alegando que tinha ordens para isso", disse em nota de Serry, que afirmou também ser "inaceitável a conduta das autoridades de segurança israelenses" frente a uma procissão religiosa e pacífica.

Horas depois, soldados israelenses repetiram a ação com milhares de cristãos etíopes que pretendiam se aproximar do Santo Sepulcro.

Segundo a agência de notícias local "Ma'an", sete palestinos foram, além disso, detidos por forças de segurança israelenses na Cidade Antiga de Jerusalém.

Milhares de cristãos de todo o mundo foram à Cidade Antiga de Jerusalém para a cerimônia do Fogo Sagrado em Jerusalém, que aconteceu sob ferrenho esquema de segurança l israelense.


Endereço da página: