Folha de S. Paulo


Duplo atentado deixa 71 mortos em terminal de ônibus na Nigéria

Pelo menos 71 pessoas morreram e 124 ficaram feridas nesta segunda-feira após um duplo atentado em um terminal de ônibus de Abuja, capital da Nigéria, no horário de pico da manhã.

A informação foi dada pelo porta-voz da polícia, Frank Mba. A imprensa nigeriana afirma, no entanto, que já foram retirados 150 corpos do local e que os bombeiros continuam a buscar mais vítimas do atentado.

Segundo a polícia, a explosão ocorreu às 6h45 locais (2h45 em Brasília) e destruiu cerca de 30 veículos que estavam no terminal. Os corpos de diversas vítimas ficaram mutilados após a explosão.

Este é o primeiro atentado em dois anos na capital nigeriana. Nenhum grupo reivindicou o ataque, embora o governo suspeite que seja uma ação do Boko Haram, grupo radical islâmico que domina o norte da Nigéria e busca a aplicação da lei islâmica na região.

No fim de semana, o grupo assumiu a autoria de uma onda de ataques no Estado de Borno, no norte do país, que terminou com 60 mortes.

Com cerca de 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões por causa de suas profundas diferenças políticas, socioeconômicas, religiosas e territoriais.


Endereço da página:

Links no texto: