Folha de S. Paulo


Obamacare atinge 6 milhões de inscritos, anuncia Casa Branca

A Casa Branca anunciou que o programa de oferecimento de plano de saúde conhecido como Obamacare atingiu 6 milhões de inscritos nesta quinta-feira.

A adesão deixa o governo mais confortável para rebater as críticas ao programa feitas por parlamentares do Partido Republicano, rivais do presidente, Barack Obama. A oposição havia taxado plano de caro e fadado ao fracasso nos primeiros meses após a implantação, no fim de 2013.

O anúncio dos 5 milhões de inscritos havia sido feito pela Casa Branca há apenas dez dias.

A lei, um dos carros-chefes do segundo mandato de Obama, pretende levar a cobertura de planos de saúde para os até 50 milhões de americanos não segurados por meio de subsídios para que famílias de baixa renda adquiram serviços privados, além de proibir seguradoras de recusar atendimento em caso de doenças preexistentes.

O novo número bate a meta atual da Comissão de Orçamento do Congresso, que havia estimado 6 milhões de inscritos no Obamacare no primeiro ano –a meta inicial era de 7 milhões mas foi revisada para baixo por problemas com os sites da internet usados para adquirir os planos.

Pesquisas de opinião mostram, contudo, que o programa ainda é impopular no país. O Instituto de Pesquisas Pew aferiu que 53% dos americanos desaprovam a lei. Os congressistas republicanos a criticam como uma intervenção do Estado na liberdade de escolha do cidadão.


Endereço da página: