Folha de S. Paulo


Morre James Schlesinger, ex-secretário da Defesa dos EUA

James Schlesinger, ex-secretário americano da Defesa e diretor da CIA (Agência Central de Inteligência) durante as presidências republicanas de Richard Nixon e Gerald Ford, faleceu nesta quinta-feira, aos 85 anos.

Schlesinger morreu em um hospital de Baltimore, em consequência de uma pneumonia, informou sua filha Ann ao jornal "Washington Post".

"Deixou uma marca impressionante na segurança e na política energética americana", afirmou em sua página institucional o Center for Strategic and International Studies (CSIS), um prestigioso "think tank" com sede em Washington.

14.out.2003/Reuters
James Schlesinger testemunha em comissão sobre atentados terroristas em Washington
James Schlesinger testemunha em comissão sobre atentados terroristas em Washington

Há 30 anos, ele era membro do conselho administrativo do CSIS.

Nascido em 1929, em Nova York, Schlesinger era economista e considerado um especialista em temas de segurança. Entrou para a equipe da Casa Branca em 1969, reduzindo o orçamento do Pentágono, apesar da Guerra do Vietnã.

Mais tarde, envolvido no caso Watergate, o presidente Richard Nixon nomeou Schlesinger por seis meses (de janeiro a julho de 1973) para ficar à frente da CIA, antes de levá-lo ao Pentágono. Em 1975, o presidente Gerald Ford, que não o suportava, prescindiu de seus serviços.

Na eleição de 1976, Schlesinger resolveu apoiar o adversário de Ford, o democrata Jimmy Carter, que o nomeou secretário de Energia

Ele deixa oito filhos.


Endereço da página: