Folha de S. Paulo


NSA invadiu sistemas de empresa chinesa de tecnologia, diz "NYT"

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) teve acesso aos servidores da Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia da China, informou neste sábado o jornal "The New York Times".

Com base em documentos obtidos pelo ex-prestador de serviços da agência Edward Snowden, o jornal diz que a NSA conseguiu obter informações sobre as operações e as comunicações dos diretores da empresa.

A operação, chamada Shotgiant, tinha como objetivo localizar vínculos entre a empresa e o Exército Popular de Libertação, entidade acusada pelos americanos de invadir sistemas do governo e de empresas nos Estados Unidos a pedido do governo chinês.

A publicação, no entanto, afirma que os planos também eram explorar a tecnologia da empresa para poder controlar as comunicações de seus aparelhos exportados a outros países, como celulares e tablets.

Para a NSA, alguns dos alvos de espionagem por terrorismo usam aparelhos da companhia. Nos últimos anos, os Estados Unidos controlaram a expansão da Huawei no país por vê-la como ameaça à segurança nacional.

Segundo relatório do Congresso americano, os aparelhos da empresa são considerados uma porta de entrada à espionagem chinesa. O documento recomendou também que os produtos não fossem usados pelo governo e por empresas americanas. O movimento produziu um forte atrito entre Washington e Pequim na época.


Endereço da página: