Folha de S. Paulo


Leia íntegra da carta de Lula a Maduro que pede diálogo na Venezuela

No dia 5 de março, aniversário de um ano da morte do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva mandou uma carta ao atual mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, que enfrenta uma série de protestos.

Na carta, divulgada nesta semana por Maduro, Lula faz elogios ao governo de Chávez e pede ao atual presidente que dialogue "com todos os democratas que querem o que é melhor para o povo".

Leia tradução da íntegra da carta escrita em espanhol abaixo:

"Luiz Inácio Lula da Silva

Ex Presidente da República Federativa do Brasil

Ao Excelentíssimo

Presidente Nicolás Maduro Moros

São Paulo, 5 de março de 2014

Companheiro Presidente Nicolás Maduro:

Me dirijo ao senhor nesta data triste da República Bolivariana da Venezuela para oferecer meus votos de respeito e condolências pela morte do inesquecível e querido companheiro Hugo Chávez Frías, que hoje completa um ano.

Sempre estivemos juntos nas batalhas por uma América Latina mais justa e soberana, pela integração de nossas nações, pela construção de um continente independente e democrático.

Nas boas e nas más horas, na concordância e na divergência, Chávez era um grande amigo, um irmão de lutas e de sonhos.

Ele saiu de cena jovem demais, levado por uma doença que combateu como um guerreiro. Mas seu legado será eterno. Sob sua liderança, a Venezuela rompeu com um modelo econômico e social que concentrava a riqueza nas mãos de poucos grupos e relegava a maioria da população à miséria e à pobreza.

Há 15 anos vocês percorrem o caminho do desenvolvimento com inclusão social, aprofundamento da democracia e distribuição da renda.

Ao longo dessa trajetória, enfrentaram crises e dificuldades que souberam superar por meio da participação popular, do respeito pela Constituição e da determinação de defender os interesses populares.

Jamais se distanciaram do caminho democrático e da soberania do voto. Talvez nenhum outro país, nas últimas décadas, tenha passado por tantas eleições e consultas nas urnas.

Mesmo quando tiveram que enfrentar forças dispostas a violar o regime constitucional, mantiveram seu compromisso com a paz e a legalidade.

Essas são algumas das conquistas e lições herdadas do companheiro Chávez.

Não tenho dúvida, companheiro Maduro, de que esse corpo de ideias e experiências constitui uma guia de conduta de seu governo e do povo venezuelano neste momento delicado de sua história.

Momento em que é necessário um diálogo com todos os democratas que querem o que é melhor para o povo. Apenas assim a Venezuela realizará o sonho de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.

A melhor forma de honrar a memória do comandante que se foi é seguir adiante no rumo da paz, da justiça social e da democracia, da integração continental e da autonomia de nossos povos.

Nesta luta estaremos sempre unidos.

Deixo um abraço fraterno e saudações ao bravo povo venezuelano.

Luiz Inácio Lula da Silva"

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: