Folha de S. Paulo


EUA enviarão 12 aviões à Polônia para reforçar vigilância do espaço báltico

Os Estados Unidos enviarão 12 aviões caça F-16 para a Polônia, antes da próxima quinta-feira (13). O anúncio havia sido feito na última sexta pelo Ministério da Defesa polonês.

O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, e seu homólogo polonês, Tomasz Siemoniak, chegaram a um acordo sobre o envio de "uma unidade da força aérea americana", segundo nota divulgada pelo ministério.

"A unidade estará integrada por 12 aviões F-16, aviões de transporte e 300 soldados", disse o porta-voz da pasta, Jacek Sonta.

"O envio começará no domingo e terminará na quinta-feira", acrescentou a nota.

Na última quinta, os Estados Unidos enviaram para a Lituânia quatro aviões F-15 para reforçar a vigilância do espaço aéreo báltico.

CRIMEIA

Os EUA têm reforçado a vigilância na região depois que tropas russas chegaram à Crimeia e foram, aos poucos, tomando o controle da área.

Autoridades da Crimeia convocaram para 16 de março um referendo para definir se a região, que tem maioria formada por russos étnicos, é parte da Rússia.

Neste domingo, o oficial de segurança nacional dos EUA Tony Blinken disse que o país não irá reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia se residentes votarem, na próxima semana, pela integração da região ao território russo.


Endereço da página: