Folha de S. Paulo


Ucrânia põe reservistas em alerta e fecha espaço aéreo; Otan diz que Rússia ameaça paz na Europa

A Ucrânia anunciou ontem que pôs os seus reservistas em estado de alerta e fechou o seu espaço aéreo para aviões não comerciais.

As medidas vêm um dia após o Senado da Rússia aprovar o envio de tropas para a região autônoma da Crimeia, que pertence à Ucrânia.

O diretor do Conselho de Segurança Nacional ucraniano, Andrei Parubi, afirmou que o Ministério da Defesa "chamará todos os reservistas necessários às Forças Armadas neste momento".

O objetivo é "garantir a segurança e a integridade territorial da Ucrânia após a violação dos acordos bilaterais por parte da Rússia, em especial sobre a frota do mar Negro", disse Parubii.

Arseni Iatseniuk, primeiro-ministro ucraniano, afirmou que, "se o presidente russo quer ser aquele que iniciou uma guerra entre dois países vizinhos e amigos, está perto de atingir o objetivo. Estamos à beira do desastre".

Ontem, o Parlamento da Crimeia, que não reconhece o governo interino da Ucrânia, decidiu criar sua própria Marinha de Guerra.

O comandante da Marinha ucraniana, Denis Berezovsky, anunciou que aderiu às autoridades pró-Rússia da Crimeia e será acusado de traição por Kiev.

Na capital, cerca de 50.000 pessoas foram à praça da Independência protestar contra a situação. "Não nos renderemos", gritavam.

Em Bruxelas, após uma reunião de urgência, o secretário-geral da Otan, Anders Rasmussen, pediu que a Rússia respeite a integridade do território da Ucrânia.

Ele diz que a incursão militar na península da Crimeia viola normas internacionais.

O presidente russo, Vladimir Putin, aceitou a formação de "um grupo de contato" para "iniciar um diálogo político" sobre a crise na Ucrânia, o que lhe foi proposto diretamente por telefone pela chanceler alemã Angela Merkel.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, alertou que, com a ação na Crimeia, a Rússia arrisca perder seu lugar no G8 (grupo de sete potências mais a Rússia).

Ele ameaçou boicote à reunião de junho do grupo, no balneário russo de Sochi. "Não haverá um G8, e provavelmente a Rússia não continuará no grupo caso o conflito persista". Kerry viaja amanhã a Kiev para dar apoio ao novo governo.

A Grã-Bretanha e a França anunciaram a suspensão de suas participações nas reuniões pré-cúpula do G8.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha se mostrou cético quanto a uma exclusão russa. "É o único foro em que os ocidentais falamos com a Rússia. É conveniente sacrificá-lo?".

Os ministros da União Europeia se reúnem na segunda para tratar do assunto.

Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), afirmou neste domingo que a movimentação da Rússia "ameaça a paz e a segurança da Europa" e o país deve "cessar suas atividades e ameaças" na Ucrânia. Ele estava prestes a iniciar uma reunião de embaixadores dos 28 países da Aliança Atlântica para debater a situação ucraniana.

A decisão vem no momento em que caminhões militares russos avançam pela estrada até Simferópol, capital da república autônoma da Crimeia, desde a cidade de Sebastopol, base da Frota do Mar Negro russa.

"O comando russo das tropas na Crimeia lançou um ultimato às forças ucranianas para que antes das 5 horas (meia-noite no Brasil) de hoje entregassem suas armas e abandonassem suas unidades", afirmou Turchinov. As unidades militares teriam sido bloqueadas pelos russos. Os soldados ucranianos não ofereceram resistência e não houve ataque, disse o presidente interino.


Endereço da página:

Links no texto: