Folha de S. Paulo


Procurador-geral dos EUA é internado após desmaio, mas passa bem

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, foi hospitalizado em Washington, DC, na quinta-feira, depois de desmaiar e sentir falta de ar durante uma reunião pela manhã com sua equipe, informou seu escritório.

"Durante sua reunião ordinária da manhã com funcionários de alto escalão, o procurador-geral teve um desmaio. Como precaução, foi levado ao Hospital MedStar de Washington para se submeter a uma nova avaliação", indicou o Departamento de Justiça em comunicado.

Saul Loeb/AFP
Procurador-geral americano, Eric Holder, que foi hospitalizado em Washington
Procurador-geral americano, Eric Holder, que foi hospitalizado em Washington

"Ele está atualmente descansando confortavelmente e em bom estado. Ele está alerta e conversa com seus médicos", diz o comunicado.

Uma porta-voz disse ainda que Holder já deixou o hospital e está em casa.

Holder, 63 anos, foi nomeado pelo presidente Barack Obama e é o chefe do Departamento de Justiça dos EUA desde 2009, mas deve deixar o cargo neste ano.

Holder mantém uma rotina bastante ativa, incluindo viagens frequentes, como uma neste mês à Suécia para falar sobre os direitos dos homossexuais.

Ele tem sido a voz do governo Obama sobre direitos civis, especialmente nas campanhas do governo pelos direitos gays.

O procurador-geral serviu como oficial número dois do Departamento de Justiça na administração de Bill Clinton e foi um advogado corporativo antes de trabalhar na campanha presidencial de Obama em 2008.

O presidente desejou a Holder uma rápida recuperação, segundo a Casa Branca.

Seu antecessor imediato, Michael Mukasey, também desmaiou durante um discurso em um hotel em 2008. Ele voltou ao trabalho no dia seguinte.

O procurador-geral dos EUA é o sétimo na linha de sucessão presidencial, depois do vice-presidente, os líderes do Congresso e três secretários de gabinete, de acordo com relatório de 2008 do Serviço de Pesquisa do Congresso.

Holder é casado com uma obstetra e tem três filhos.


Endereço da página: