Folha de S. Paulo


Protesto anti-neonazista na Alemanha deixa 20 feridos

Confrontos entre manifestantes anti-neonazistas e policiais deixaram ao menos 20 feridos neste domingo, em Pforzheim, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha, segundo reportagem do site da revista "Spiegel".

Cerca de cem neonazistas se reuniram para um ato em memória do bombardeio britânico que destruiu a cidade em 23 de fevereiro de 1945. Uma contramanifestação convocada por 19 partidos e organizações reuniu 800 pessoas –parte delas acabou entrando em confronto com a polícia e foi dispersada com gás de pimenta e cassetetes. Paramédicos trataram os feridos no local.

Uli Deck/Efe
Neonazistas com tochas formam uma corrente humana em Pforzheim, na Alemanha
Neonazistas com tochas formam uma corrente humana em Pforzheim, na Alemanha

A polícia disse que recorreu à força após ataques contra agentes. Cerca de 200 pessoas se afastaram da contramanifestação, destruíram a sinalização e tentaram ultrapassar as barreiras de policiais que os separavam dos neonazistas.

Uma comemoração havia sido realizada na manhã do domingo, com 400 pessoas, incluindo sobreviventes, para lembrar os 17.600 mortos do bombardeio de 1945. No ataque foram liberadas 1575 toneladas de explosivos sobre a cidade em 22 minutos.

Depois de Hamburgo e Dresden, Pforzheim foi a cidade mais destruída por ataques aéreos na segunda guerra.


Endereço da página: