Folha de S. Paulo


Leonardo Padura estreia coluna em "Mundo" neste sábado

O jornalista, escritor e diretor de cinema cubano Leonardo Padura Fuentes, 58, passa a escrever, a partir deste sábado e a cada duas semanas, uma coluna no caderno "Mundo".

Formado em filologia em 1980 pela Universidade de Havana, trabalhou para várias publicações do país, como a revista cultural "El Caimán Barbudo" e o jornal "Juventud Rebelde". De 1990 a 1995, foi chefe de Redação de "A Gazeta de Cuba".

Desde então mantém colaboração constante com a IPS (Inter Press Service), agência mundial de notícias dedicada ao desenvolvimento, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Como escritor, é autor de 11 novelas, dois livros de contos e seis livros de ensaios. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Padura recebeu o Prêmio Nacional de Jornalismo Cultural em 2005 pelo conjunto de sua obra e, em 2012, foi o vencedor do Prêmio Nacional de Literatura, o mais importante do país.

Seu livro de maior reconhecimento internacional, "O Homem que Amava os Cachorros", foi publicado no ano passado no Brasil pela editora Boitempo.

A obra sintetiza a história da utopia comunista no século 20 por meio da preparação e do assassinato de León Trostki, um dos líderes da Revolução Russa. Leonardo Padura mora em Cuba.


Endereço da página: