Folha de S. Paulo


Operação contra a máfia na Itália e EUA tem dezenas de detidos

A polícia italiana e o FBI realizaram nesta terça-feira uma ampla operação contra a máfia calabresa, a 'Ndrangheta, na Itália e nos Estados Unidos, anunciou a imprensa italiana.

Quase 40 pessoas foram detidas e dezenas de ações de busca e apreensão eram efetuadas durante a manhã em uma investigação de tráfico de cocaína entre os dois países, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A investigação teve início há dois anos.

Coordenada pelo procurador de Reggio Calabria (sul da Itália), Federico Cafiero de Raho, a operação mobilizou mais de 100 agentes em Nova York e em várias regiões da Itália.

Entre os oito detidos em Nova York estão integrantes da família Gambino. Na Itália, a operação tinha como alvos os clãs Ursino e Simonetta, que operam na Calábria.

A droga, procedente da América do Sul, em particular da Guiana, estava destinada ao porto de Gioia Tauro (sul). De acordo com a imprensa italiana, a cocaína estava escondida em latas de frutas em conserva.

Em 2008, as polícias dos dois países organizaram uma operação similar contra a Cosa Nostra, a máfia siciliana, e seus aliados nos Estados Unidos.

Calábria é reduto da 'Ndrangheta, considerada a mais perigosa e poderosa das quatro máfias italianas.


Endereço da página: