Folha de S. Paulo


EUA apertam cerco na captura de imigrante ilegal; veja vídeo

Centenas de espinhos de cactos grudam nas botas e nas barras da calça enquanto os galhos estorricados dos arbustos pelo caminho arranham as mãos. O frio faz as marcas dos ferimentos arderem ainda mais, e a pele do rosto parece ter sido cortada pelo vento gelado.

Uma parcela muito pequena da hostilidade do deserto que liga o México ao Estado do Arizona foi sentida em menos de três horas em que a reportagem percorreu trechos de algumas das dezenas de trilhas improvisadas abertas por imigrantes ilegais para tentar viver e se empregar nos EUA sem documentos.

As travessias são feitas em grupo, como mostra o vídeo a seguir exibido no "TV Folha" (TV Cultura) deste domingo, mas alguns podem ficar pelo caminho -e muito provavelmente morrer- devido a uma desidratação ou a uma simples bolha nos pés que os impeça de continuar.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

A travessia completa pode levar até duas semanas atualmente.

Há cerca de dez anos, podia ser feita em três dias, mas se tornou mais demorada à medida que o governo americano expandiu o uso de tecnologias militares para elevar a segurança da fronteira.

O investimento foi se intensificando após os atentados de 11 de setembro de 2001, sob o argumento de que se tornou necessário espreitar terroristas, mas na gestão do presidente Barack Obama os números são recordes.

No ano fiscal de 2008, 134 mil indivíduos foram devolvidos ao México após serem apreendidos no ato da travessia para os EUA.

Neste ano, o volume saltou para 235 mil, segundo dados recentes divulgados pelo Departamento de Segurança Interna.

Acompanhe a programação da TV Folha pelo Facebook

Veja todas as reportagens do programa "TV Folha" aqui


Endereço da página:

Links no texto: