Folha de S. Paulo


Hollande ameaça processar revista que o acusou de ter caso com atriz

O presidente da França, François Hollande, 59, ameaçou processar nesta sexta-feira a revista "Closer", que o acusou de ter uma relação extraconjugal com a atriz Julie Gayet, 41. Em comunicado, o mandatário criticou a violação de seu direito à privacidade.

Hollande é casado com a jornalista Valérie Trierweiler, 48, e Gayet é divorciada. A revista diz que o presidente dorme com frequência na casa da atriz. Em fotos, um homem usando um capacete e que se parece com o mandatário é visto chegando ao prédio dela em Paris pilotando uma scooter.

Valery Hache/Thomas Samson/AFP
Julie Gayet e François Hollande; presidente disse que vai processar revista que o acusou de manter uma relação extraconjugal com a atriz
Julie Gayet e François Hollande; presidente disse que vai processar revista que o acusou de manter uma relação extraconjugal

Em uma segunda foto, um outro homem, que seria um guarda-costas de Hollande, chega ao prédio com um pacote de croissants. O título da reportagem é "François Hollande e Julie Gayet – O amor secreto do presidente".

"São fotos impressionantes que levantam questões sobre a segurança do presidente. O chefe de Estado está acompanhado apenas por um guarda-costas, que protege o segredo destes encontros com a atriz e até leva croissants", detalha a revista.

Em uma declaração lida por um de seus colaboradores, Hollande, que se expressava em nome próprio, e não como presidente da República, "critica profundamente a violação do respeito à privacidade, ao qual tem direito como qualquer cidadão".

A divulgação do artigo da Closer em seu site provocou reações de várias personalidades políticas francesas no Twitter, incluindo adversários políticos. A presidente da Frente Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, denunciou a atitude da imprensa e exigiu "o respeito à privacidade de todos".

Já Harlem Désir, secretário do Partido Socialista, ao qual Hollande pertence, declarou que "o assunto não envolve a política" e que, portanto, não deve formar parte do debate político."Tem que existir um respeito da pessoa privada e também da função presidencial", declarou Désir.

VIDA CONJUGAL

Oficialmente, a atual companheira do chefe de Estado francês é a jornalista Valérie Trierweiler, de 48 anos. Hollande viveu durante muitos anos com a ex-candidata presidencial Ségolène Royal, mãe de seus quatro filhos.

A separação foi anunciada logo após o segundo turno da eleição presidencial de 2007, quando a socialista Royal perdeu para o direitista Nicolas Sarkozy. Na época, Hollande tinha uma relação extraconjugal de dois anos com Trierweiler, com quem veio se juntar publicamente em 2010, quando ela se divorciou.

Thomas Coex/AFP
Revista
Revista "Closer" disse que Hollande passa as noites no apartamento de Julie Gayet, sua suposta amante, em Paris

Não é a primeira vez que Hollande é visto envolvido com Julie Gayet. Em 2013, a atriz processou um site que os acusou de manter uma relação extraconjugal. Ela também participou da campanha do presidente, em 2012, em um vídeo afirmando que ele é "um homem humilde, formidável e que escuta de verdade".

A publicação é a mesma que mostrou fotos da mulher do príncipe William, Kate Middleton, fazendo topless em uma praia da França em 2012. Devido à exibição das imagens, a duquesa de Cambridge processou a revista e foi aberto um processo na Justiça francesa, que indiciou a fotógrafa e o editor da revista.


Endereço da página: