Folha de S. Paulo


França aprova remédio derivado da maconha para esclerose múltipla

A França aprovou a comercialização de uma medicação derivada de maconha para tratamento de pacientes com esclerose múltipla.

Chamado Sativex, o remédio é indicado para aliviar dores ocasionadas pela doença e resistentes aos tratamentos atualmente disponíveis, segundo o Ministério de Saúde francês. Seu uso só será permitido a esses pacientes e por meio de prescrição médica.

O Sativex contém duas substâncias da maconha: delta 9-THC e cannabidiol. Ele é produzido na fora de spray bucal pelo laboratório GE Phamaceuticals, do Reino Unido, onde o remédio já é comercializado. A Alemanha também vende a medicação. Na França, é a primeira vez que se comercializa legalmente um produto derivado da droga.

A medida é ainda um teste antes de que a comercialização do produto seja totalmente liberada, mas já deve favorecer comercialmente o Uruguai. O país sul-americano aprovou no fim do ano passado nova legislação que descriminaliza a produção de maconha, o que já atraiu interesse de laboratórios do Canadá, Chile e Israel.

As farmacêuticas, segundo revelou reportagem da Folha, estão interessadas em comprar a planta produzida no país a partir da nova lei, que ainda não entrou em vigor.

A medida autoriza que farmácias vendam até 40 gramas da droga a uruguaios e residentes no país e permite também o cultivo de cannabis por associações e cidadãos cadastrados para a atividade.

Neste ano, o governo do Colorado, nos Estados Unidos, passou a permitir, pela primeira vez no país, lojas para uso recreativo da droga dentro do Estado.


Endereço da página:

Links no texto: