Folha de S. Paulo


Usando muletas, Merkel reaparece em evento infantil

A chanceler alemã, Angela Merkel, reapareceu nesta terça-feira em público com muletas pela primeira vez após sofrer um acidente de esqui. Merkel recebeu as crianças das dioceses germânicas que todos os anos vão de porta em porta disfarçados de Reis Magos para coletar donativos destinados a projetos sociais.

Merkel, que fraturou a pélvis em consequência de uma queda enquanto praticava esqui na Suíça, manteve o encontro em sua agenda, apesar de cancelar os principais compromissos.

Jochen Zick/Action Press/Xinhua
De muletas, a chanceler alemã, Angela Merkel, volta ao trabalho após sofrer um acidente de esqui na Suíça no Natal
De muletas, a chanceler alemã, Angela Merkel, volta ao trabalho após sofrer um acidente de esqui na Suíça no Natal

Parte do ato foi apresentado pelo ministro da Chancelaria, Peter Altmeier, que revelou que quando criança tinha sido coroinha e que também tinha percorrido as ruas disfarçado de Baltasar.

"Agradeço ao ministro da Chancelaria ter assumido parte do ato, já que devo permanecer o maior tempo possível parada", disse Merkel em um discurso no qual elogiou o compromisso dos "Reis Magos" com as crianças de outros continentes que têm problemas mais graves que os da Europa.

Merkel cantou uma canção com as crianças e esteve de pé durante todo o ato.

A chanceler pensa em presidir amanhã o Conselho de Ministros, mas cancelou outros pontos da agenda como a viagem à Polônia que devia realizar amanhã e a visita do primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, que seria recebido na quinta-feira.

Merkel também não se reunirá como estava planejado nesta semana com o chefe da patronal alemã e seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), adiou uma convenção à espera da recuperação da chanceler.

Merkel, 59, pode se locomover e cumprirá a maioria de suas funções. No entanto, precisará se manter deitada pelo máximo de tempo possível durante as próximas três semanas, explicou seu porta-voz, que surpreendeu ao anunciar o acidente em uma coletiva de imprensa.

"Merkel é totalmente capaz de trabalhar e de se comunicar. Ela irá dirigir, por exemplo, o conselho de ministros na quarta-feira", afirmou, assegurando que a gravidade do problema não irá necessitar de novos boletins médicos.

A chanceler foi reeleita em dezembro a um terceiro mandato de quatro anos à frente da maior economia da Europa.


Endereço da página: