Folha de S. Paulo


Onda histórica de frio já deixou 16 mortos nos Estados Unidos

Autoridades americanas relacionaram 16 mortes com a onda de frio, 11 em acidentes de trânsito e duas por hipotermia, segundo a rede CNN.

Em Chicago, quatro homens de entre 48 e 63 anos morreram aparentemente devido a ataques cardíacos durante o fim de semana enquanto desobstruíam as entradas de suas casas com pás, segundo jornal Chicago Tribune.

O Itamaraty fez um alerta para que brasileiros que viajam ao Estados Unidos contratem seguros de viagem por causa da histórica onda de frio que atinge os Estados Unidos de Minnesota (norte) à Geórgia (sudeste), com temperaturas inéditas em 20 anos.

A severa frente fria afeta 140 milhões de pessoas de 26 Estados.

Quinhentos membros da Guarda Nacional foram mobilizados em Indiana, Illinois e New York para ajudar a população a enfrentar a onda de frio, indicou uma fonte do Pentágono.

Nova York sofreu pela manhã com uma sensação térmica de -25ºC, apesar do dia ensolarado. O Central Park registrou seu recorde de frio em 118 anos, com uma temperatura de -15,5ºC. O recorde absoluto de frio para o Central Park foi de -26,1ºC, em 9 de fevereiro de 1934, de acordo com os arquivos do serviço meteorológico nacional americano.

Na Bowery Mission, um albergue para sem-teto em Nova York, o dormitório com 80 camas estava lotado na segunda-feira à noite e outras 179 pessoas dormiram na capela e na cafeteria, disseram funcionários.

Na capital do país, acostumada a temperaturas mais amenas do que outras cidades vizinhas, a temperatura descerá até os 20 graus negativos, o que só tinha ocorrido anteriormente há mais de 40 anos.

Até o sul do país, acostumado com um clima mais ameno, também sofre com o fenômeno. Nashville, no Tennessee, registrou nesta terça uma temperatura de -14ºC, e uma sensação térmica de até -20ºC.

"Uma massa glacial da ar ártico continuará provocando temperaturas baixas e ventos gelados e perigosos, e, em alguns caos, com risco para a vida, em partes do centro e do leste dos Estados Unidos", indica o mais recente boletim do Serviço Meteorológico Nacional (NWS).

De acordo com o NWS, o recorde de segunda-feira foi de -37ºC em Embarras, uma localidade de Minnesota (norte) não muito longe da fronteira com o Canadá e conhecida por suas baixas temperaturas anuais. Em comparação, a temperatura no Polo Sul foi de -34°C.

VOOS

Vários estados decretaram medidas excepcionais para enfrentar o frio glacial e o caos no tráfego aéreo, com mais de 2.200 voos cancelados só nesta terça-feira. Na segunda foram 4.104, segundo o site especializado Flightaware.com.

As temperaturas frias dificultam o reabastecimento dos aviões e impedem que as pessoas que trabalham nas pistas possam ficar expostas tempo suficiente para fazer seu trabalho. "Nós somos incapazes de bombear combustível", disse Andrea Huguely, porta-voz da American Airlines Group, à Reuters.

A paralisação do tráfego aéreo se transformou em um pesadelo para muitos americanos, que não conseguiram voltar para casa após as férias de fim de ano, enquanto várias escolas foram mantidas fechadas em estados onde as autoridades pediram que a população não deixe seus lares.

INCIDENTES

No Kentucky, um homem que havia fugido da prisão no domingo se entregou à polícia para fugir do frio.

Cerca de 500 pessoas ficaram presas durante a noite em um trem no norte de Illinois. Os trens ficaram presos em montes de neves.

Em outro trem, em Michigan, 300 pessoas tiveram que esperar mais de nove horas para chegar ao seu destino.

VÓRTICE POLAR

A intensa onda de frio, provocada por um "vórtice polar", atingirá seu auge entre a noite de terça-feira e a quarta-feira, dia em que as temperaturas recuperarão os níveis normais desta época, até subir mais do que o habitual para janeiro durante o fim de semana.

O "vórtice polar", a palavra mais escutada nos Estados Unidos nas últimas 24 horas, é um ciclone de ar extremamente frio situado normalmente no norte do Canadá, mas que nestes dias se deslocou para o sul acompanhado de fortes rajadas de vento.

No Canadá, o serviço meteorológico advertiu para temperaturas abaixo dos -30°C no leste de Ontário, em Manitoba e em Saskatchewan. As sensações térmicas poderão alcançar -48°C.


Endereço da página:

Links no texto: