Folha de S. Paulo


Onda de frio complica ajuda a refugiados sírios no Líbano, diz ONU

A Organização das Nações Unidas afirmou nesta quinta-feira que está trabalhando "mais duro do que nunca" diante da chegada do frio aos campos de refugiados sírios no Líbano.

Há mais de 830 mil sírios abrigados no vizinho Líbano hoje devido ao conflito civil que tem destruído seu país. Do outro lado da fronteira, esses refugiados têm no entanto enfrentado a chuva e a neve de um clima hostil.

Mahmoud Zayyat/AFP
Crianças refugiadas sírias fazem boneco de neve em campo na vila de Baaloul; ONU diz que complicou distribuição de ajuda
Crianças refugiadas sírias fazem boneco de neve em campo na vila de Baaloul; ONU diz que complicou distribuição de ajuda

O Líbano é o país que mais recebeu sírios desde o início da insurgência, em março de 2011. Mas os também vizinhos Jordânia e Turquia abrigam, respectivamente, 567 mil e 540 mil refugiados. Há 6,5 milhões de deslocados internos na Síria.

De acordo com a ONU, ao menos 80 mil refugiados terão de passar o inverno em tendas. Outros improvisarão construções e aquecimento, sem a estrutura necessária. Há, atualmente, mais de dez centímetros de neve no solo. Refugiados em tendas enfrentam, também, o solo úmido e os ventos gelados.

Um repórter da rede britânica de televisão BBC afirmou ter visto uma família aquecer-se alimentando o fogo com sapatos velhos. As crianças andavam descalças.

As Nações Unidas distribuem cobertores e outros suprimentos a refugiados. O Exército libanês também entrega itens de emergência, ao lado de organizações não governamentais.

A insurgência contra o regime do ditador Bashar al-Assad já deixou mais de 100 mil mortos na Síria. Recentemente, o conflito entrou em uma nova fase, com o fortalecimento de frentes islamitas e a disputa entre grupos de oposição. Uma parte deles tem tido apoio do Ocidente.

Nesta quinta, rebeldes pediram que haja uma distribuição emergencial de combustível em áreas tomadas pela insurgência, após a morte de duas crianças durante o frio. O gelo e a água dificultam o abastecimento da oposição.


Endereço da página: