Folha de S. Paulo


Eu sou um dos milhões que se inspiraram em Mandela, diz Obama; veja repercussão

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama lamentou em pronunciamento na Casa Branca, nesta quinta-feira (5), a morte do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

Ícone da queda do apartheid e figura adorada pelos sul-africanos, Nelson Mandela morreu hoje aos 95 anos em sua casa em Johannesburgo.

Elizabeth 2ª deve enviar Charles a funeral de Mandela; veja reações
Morre Nelson Mandela, líder sul-africano que derrotou o apartheid
Multidão homenageia Mandela diante de sua antiga casa em Soweto

"Nelson Mandela lutou por um ideal e morreu por um ideal. Hoje vai para casa. Ele não nos pertence mais, pertence à Historia", disse Obama.

Em discurso breve, o presidente americano ainda elogiou a trajetória de Mandela e se disse inspirado por ele.

"Madiba transformou a África do Sul e emocionou todos nós [...] Eu sou um dos milhões que se inspirou em Mandela. A primeira coisa que fiz na política foi um protesto contra o apartheid"

Veja o que outros líderes falaram da morte de Mandela:

África do Sul
Congresso Nacional Africano (partido do governo): "A África do Sul perdeu um colosso e epítome de humildade, igualdade, justiça e paz [...] Sua vida inspira coragem para lutar por um desenvolvimento que acabe com a fome e a pobreza".

O ex-presidente da África do Sul Thabo Mbeki disse nesta quinta-feira que a morte de Nelson Mandela "marca o final de uma era histórica".

O ex-presidente sul-africano chamou a lutar por uma sociedade "livre de fome, pobreza, doenças e desigualdades, assim como pelo renascimento da África, ao que Mandela dedicou toda sua vida", disse Mbeki

Brasil
Presidente Dilma Roussef: "O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao Presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar". "O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo".

Ex-presidente Lula: "Quem ler a história do Mandela certamente ficará agradecido por Deus ter colocado no mundo um homem desta grandeza, sobretudo um homem negro. Se existe o paraíso, o Mandela merece estar nele."

Pelé: "Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo [...] Hoje estou entristecido demais. Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida. Vamos todos nós continuar seu legado com propósito e paixão".

África do Sul
Frederik De Klerk, último presidente branco do país: "A coragem, o encanto e o compromisso de Nelson Mandela com a reconciliação e a Constituição foram uma fonte de inspiração não apenas para os sul-africanos, mas para o mundo inteiro (...) Acredito que seu exemplo sobreviverá e seguirá inspirando todos os sul-africanos para realizar sua visão de uma sociedade multirracial, justa, de dignidade humana e de igualdade para todos".

Bolívia
Presidente Evo Morales: Mandela foi "um homem indomável de espírito que tirou da escuridão o povo da África do Sul".

Cuba
Presidente Raúl Castro afirmou que o líder sul-africano "será lembrado pela altura de seu exemplo, grandeza de sua obra firmeza de suas convicções na luta contra o apartheid, e pela sua contribuição à construção da nova África do Sul (...) De Mandela nunca poderemos falar no passado".

Estados Unidos
Ex-presidente George W. Bush: "O Presidente Mandela era uma das grandes forças a favor da igualdade e liberdade do nosso tempo. Sentiremos falta deste bom homem, mas suas contribuições viverão para sempre".

Muhammad Ali, lendário ex-boxeador: "O que mais lembrarei do senhor Mandela é que foi um homem cujo coração, alma e espírito não podiam ser contidos nem restringidos através de injustiças econômicas e raciais, barras de metal ou a carga de ódio e vingança. Ele nos ensinou o que é o perdão em grande escala. Seu espírito nasceu livre, destinado a planejar acima do arco-íris. Hoje seu espírito voa pelos céus. Agora é livre para sempre".

FIFA
Presidente Joseph Blatter disse que "De rigoroso luto, me despeço de uma personalidade extraordinária, provavelmente um dos maiores humanistas deste tempo e um querido amigo: Nelson Rolihlahla Mandela"

França
Presidente François Hollande: "Nelson Mandela foi a "encarnação da Nação Sul-africana, o cimento da sua unidade e o orgulho de toda a África".

Human Rights Watch
Diretor-executivo Kenneth Roth: "A vida de Mandela foi um símbolo da luta pela liberdade, igualdade e justiça - direitos humanos fundamentais [...] Sua morte nos lembra da singularidade de sua liderança digna e baseada em princípios, dentro e fora da África".

Irlanda
Primeiro-ministro Enda Kenny: "O nome Mandela mexeu com nossas consciências e com nossos corações. Tornou-se sinônimo de busca pela dignidade e liberdade pelo planeta. Hoje, uma grande luz foi extinta".

Israel
Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu: "Nelson Mandela foi uma das figuras mais honradas do nosso tempo. Ele era o pai de seu povo, um homem de visão, um lutador da liberdade que rejeitou a violência".

Nova Zelândia
Primeiro-ministro John Key: "Nelson Mandela foi um líder inspirador e um homem notável. [...] O senhor Mandela era uma força da mudança, não só na África do Sul, mas por todo o mundo".

ONU
Ban Ki-moon: "Mandela foi um 'gigante da justiça' ".

Reino Unido
David Cameron: O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, qualificou o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela como um "herói de nosso tempo" e ordenou que a bandeira da residência oficial do chefe do Governo britânico fique a meio mastro.


Endereço da página:

Links no texto: