Folha de S. Paulo


Maduro lança vídeo natalino exaltando controle de preços

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, divulgou nesta semana um vídeo natalino, exaltando o controle de preços no país, em mais um episódio da sua "guerra ecônomica".

O vídeo de San Nicolás, o papai noel venezuelano, traz uma cantiga que diz "gente de paz, baixem esses preços, chegou Nicolás".

Veja vídeo type=

As cenas mostram os venezuelanos nas lojas, fazendo filas depois que Maduro assinou decretos para controlar os preços no país na tentativa de conter a inflação, que chega a 50% ao ano.

Segundo Maduro, os "burgueses" são culpados pela inflação e os empresários devem baixar os preços. "Neste Natal, Maduro governando, conseguiu que a preços justos seu povo esteja comprando", segue a canção.

As medidas econômicas decretadas pelo governo nos últimos dias são parte dos poderes especiais atribuídos a Maduro pela aprovação da Lei Habilitante no mês passado. Agora, o presidente pode criar leis por conta própria, sem consultar o Parlamento.

"GUERRA ECONÔMICA"

Desde que a Lei Habilitante foi aprovada, Maduro já determinou um lucro máximo de 30% para empresários no país e criou um órgão para fiscalizar e supervisionar o fluxo de dólares negociados no câmbio oficial.

O presidente estabeleceu também um um teto para aluguéis de imóveis comerciais e prometeu "prisão imediata" para comerciantes que remarcarem seus preços após as inspeções do governo.

Na terça-feira (3), Maduro assinou o decreto que fixa os preços dos automóveis e com o qual o governo passa a supervisionar a produção.

A Venezuela se prepara para as eleições municipais do próximo dia 8, que devem medir o impacto político das medidas econômicas.

Para o líder da oposição, Henrique Capriles, o resultado da eleição funcionará como um plebiscito para saber se os venezuelanos aprovam a gestão governamental.


Endereço da página:

Links no texto: