Folha de S. Paulo


Atentado suicida deixa quatro mortos e 17 feridos em Damasco

Pelo menos quatro pessoas morreram, dentre elas uma mulher, e outras 17 ficaram feridas em um atentado suicida nesta terça-feira no bairro de Jisr al-Abyad, na região central de Damasco, na Síria.

Segundo a televisão pública, o homem-bomba usava um cinturão de explosivos e tentou atingir um prédio governamental, na área de Jebeh. O grupo opositor Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou a ação terrorista e a morte de duas pessoas.

Desde o início da crise na Síria, a capital Damasco virou alvo de atentados organizados por grupos terroristas e rebeldes que lutam contra o regime de Bashar al-Assad. O mais grave deles ocorreu em julho do ano passado, atingindo um prédio do governo e matando quatro ministros.

Nos últimos meses, esse tipo de ação se tornou mais comum, em especial por causa da atuação de milícias ligadas à rede terrorista Al Qaeda, como a Frente al-Nusra e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Segundo a ONU, mais de 100 mil pessoas morreram desde março de 2011 em confrontos entre as tropas de Assad e os rebeldes. O conflito provocou a saída de mais de 7 milhões de pessoas do país árabe.


Endereço da página: