Folha de S. Paulo


Estilista reúne em site looks modernos das ruas de Teerã

Ela é uma garota moderna. Usa camiseta da grife ElevenParis com Kate Moss de bigodinho, calça jeans skinny e um longo casaco cinza com estampa de estrelas brancas.

Acompanha uma bolsa preta discreta, tipo carteira, um relógio azul-turquesa e sneakers pink. Para arrematar, um lenço em tons esverdeados e fosforescentes cobre e chama a atenção aos cabelos. É a moda... de Teerã.

Muito ousado? Nem tanto, se comparado aos diversos looks compilados desde setembro de 2012 no site "The Tehran Times" (thetehrantimes.com), organizado pelo estilista iraniano, hoje radicado em Paris, Araz Fazaeli.

Divulgação/ The Tehran Times
Iraniana posa para aparecer no site 'The Tehran Times
Iraniana posa para aparecer no site 'The Tehran Times'

Entre os objetivos do projeto está o de mostrar uma face pouco conhecida de um país que ainda carrega a pecha de celeiro conservador, como bem demonstrou o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, ao dizer recentemente: "Se a população do Irã fosse livre, poderia usar calça jeans, ouvir música ocidental e ter eleições livres".

Ao contrário do que pensa o premiê, não faltam calças jeans nas ruas de Teerã --e no site de Fazaeli.

"Nos últimos anos, a mulher iraniana foi retratada pela mídia como triste, impotente e oprimida. Mas esse tipo de cobertura melhorou a situação delas?", pergunta o estilista na página. "Por isso, decidi mostrar que as iranianas também têm interesses semelhantes aos de outras mulheres do mundo."

O jovem faz questão de sublinhar que o site não tem caráter político nem busca desafiar regras de vestuário ainda vigentes no país. "No Irã, o cabelo da mulher deve estar coberto em todos os momentos, mas isso nem sempre é rigorosamente fiscalizado", disse à Folha.

Fazaeli começou fotografando amigas fashionistas em Teerã. Em pouco tempo, o projeto ficou conhecido entre as jovens das classes altas e médias do país.

São elas, em sua maioria, as modelos hoje clicadas pelas ruas da capital pelos colaboradores do estilista. O objetivo do site, no entanto, é mostrar que a criatividade fashion também está presente em outras cidades iranianas e entre homens, que, ainda que em minoria, também estão representados no site.

Além de looks, o "The Tehran Times" reproduz obras de arte contemporânea iraniana, também inspirações para o trabalho de Fazaeli.

Hoje, o site tem mais de 10 mil seguidores no Instagram, 9.000 no Tumblr e quase 17 mil no Facebook. O número tende a aumentar. Recentemente, o presidente iraniano, Hassan Rowhani, disse que o modo como homens e mulheres se vestem não é mais assunto de polícia.


Endereço da página:

Links no texto: