Folha de S. Paulo


Grupo aliado à Al Qaeda mata sete milicianos rebeldes sírios, diz ONG

O grupo opositor Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres, informou nesta quinta-feira que membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, vinculado à rede terrorista Al Qaeda, matararam sete combatentes rebeldes em um assassinato público na Província de Aleppo, no norte do país.

Segundo a ONG, o ex-comandante da brigada Guraba al-Sham (Estrangeiros do Levante, em árabe) Hassan Yazra e outros seis rebeldes foram mortos com tiros na cabeça diante de uma sede do Estado Islâmico na cidade de Atareb.

Os combatentes haviam sido presos pelos radicais islâmicos há um mês, após serem acusados de colaborar com o regime do ditador Bashar al-Assad. A ONG divulgou um vídeo das execuções e outro do comandante rebelde, em que ele negava qualquer relação com o regime.

As informações não podem ser confirmadas de forma independente devido às restrições impostas pelo regime de Bashar al-Assad à entrada de jornalistas. Há duas semanas, outro grupo ligado à rede terrorista Al Qaeda matou por engano um combatente do Exército Livre Sírio, apoiado pela oposição moderada, em Deir Ezzor.

Nesta quinta, o Exército sírio reivindicou o controle da cidade de Deir Attiya, área estratégica ao norte da capital Damasco. A cidade, de maioria cristã, era dominada por radicais do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.


Endereço da página: