Folha de S. Paulo


Para 72,6% da população, situação na Venezuela é negativa

Se o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está, como ele diz, enfrentando uma "guerra econômica e psicológica" deflagrada contra seu governo, a percepção da população, de acordo com a mais recente pesquisa da empresa Datanálisis, é que ele está perdendo a disputa.

Para 72,6% da população a situação do país é ruim, muito ruim, ou regular em direção a ruim, segundo entrevistas feitas entre o fim de setembro e 2 de outubro. Em maio, pouco após Maduro assumir o poder, só três em cada dez venezuelanos tinham opinião negativa sobre o país, que enfrenta inflação anualizada de quase 50% e escassez de produtos básicos.

Para 54,9%, a avaliação de Maduro é negativa, enquanto 67,5% consideram a situação política como "instável".

Quando o assunto são as eleições municipais de 8 de dezembro, governo e oposição estão em empate: 37,5% contra 37% de chavistas.

Ontem Maduro decretou oficialmente que a data eleitoral será o "dia da lealdade" a Hugo Chávez, morto em março. A oposição protestou.

O presidente também resolveu antecipar o início dos festejos natalinos para a sexta passada. "Queria promulgar a chegada do Natal. Aqueles que andam amargurados por aí terão uma canção natalina para alegrar a alma."


Endereço da página: