Folha de S. Paulo


Divórcios aumentam na Noruega e ministra sugere mais noites românticas

O segredo de um casamento duradouro não é humor, paciência, interesses compartilhados ou a divisão igualitária das tarefas domésticas. É intervenção governamental.

É isso ao menos que o Partido Populista, que governa a Noruega, espera ao promover saídas românticas como cura para casamentos em crise, em uma tentativa de reduzir o número de divórcios no país.

A nova ministra da Criança, Igualdade e Inclusão Social, Solveig Horne, diz que o governo precisa reduzir o número de divórcios, e que encorajar as pessoas a saírem mais em encontros românticos com seus cônjuges era um lugar para começar. "É preciso encontrar tempo para que pais possam ser amantes", ela disse.

O índice de divórcio está em 40% na Noruega, e as pessoas dos 40 aos 44 anos apresentam a maior probabilidade de se separarem dos parceiros.

Ao assumir o posto, no começo do mês, Horne anunciou sua intenção de solicitar mais verbas para terapia de família, a fim de prevenir divórcios. "Com consultórios de terapia operados pelo Estado, os casais poderão aprender mais sobre como reencontrar aquilo que os une antes que tenham problemas, e a conversar sobre as coisas quando surgem problemas", ela disse. "Não é algo que o governo possa ordenar que as pessoas façam; é algo que os casais precisam aprender por conta própria".

"Em uma vida ocupada com o trabalho e a família, a semana pode parecer curta demais para reservar tempo ao relacionamento com o parceiro, e por isso cada casal precisar decidir sobre que tipo de noitada romântica prefere, se é ir ao cinema ou caminhar juntos, sem os filhos, por algumas horas".

Tendo passado por um divórcio, Horne está convicta de que reservar tempo ao parceiro pode ter grande impacto sobre o relacionamento. "Talvez eu não tenha tido sucesso [no casamento] porque não tive noitadas românticas com meu marido", ela disse.

A proposta de Horne vem sendo citada pela imprensa do país como nova prova das inclinações de centro-direita do novo governo, e muita gente encontra paralelos entre a ideia e a campanha para promover noitadas românticas entre casais casados promovida por grupos conservadores norte-americanos como o National Marriage Project.

Horne diz que sua inspiração vem mais de uma comédia romântica estrelada por Tina Fey e Steve Carell em 2010. "Vi o filme 'Uma Noite Fora de Série', no qual um casal norte-americano tenta um encontro romântico para manter vivo seu relacionamento", diz Horne. "No filme, tudo sai errado - mas achei que a ideia era boa".

"Minha irmã vive nos Estados Unidos, e me contou que ela e o marido têm um encontro romântico semanal, e que realmente funciona. Isso não é algo que os noruegueses façam, mas acho que poderia ser um bom modo de preservar casamentos", disse Horne.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: