Folha de S. Paulo


Uribe escolhe representante para eleição de 2014 na Colômbia

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe indicou no sábado (27) seu ex-ministro Óscar Iván Zuluaga como seu representante político para concorrer nas eleições presidenciais, em maio de 2014. O economista Zuluaga, 54, foi ministro da Fazenda de 2007 a 2010, durante o segundo mandato de Uribe.

Ele deve ser o principal oponente do atual presidente Juan Manuel Santos, caso este tente a reeleição. Santos sucedeu Uribe em 2010, após ser seu ministro de Defesa.

A candidatura de Zuluaga tem como principal bandeira a luta contra as guerrilhas colombianas, um dos maiores êxitos do governo Uribe, que combateu as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) com incentivo dos Estados Unidos.

Em seu governo, Santos mudou o rumo e adotou caráter conciliatório, iniciando conversas de paz com as Farc, apesar de manter os ataques militares contra as guerrilhas.

"O país vai recuperar o que jamais deveria ter perdido, sua liberdade", disse Zuluaga em discurso após o anúncio da candidatura. "Eu convido [Santos] para concorrer à reeleição, para derrotá-lo nas urnas pelas ideias do uribismo."

Uribe governou a Colômbia de 2002 a 2010, em dois mandatos presidenciais. Não é permitida uma terceira candidatura à Presidência, mas ele anunciou em setembro que concorrerá ao Senado.


Endereço da página: