Folha de S. Paulo


Site da NSA fica fora do ar e instituição nega ter sido alvo de ataque cibernético

O site da NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos), a instituição central nas revelações sobre a espionagem americana, ficou na última sexta-feira fora de serviço durante várias horas. O órgão atribuiu a falha a um "erro interno", desmentindo os rumores de um ataque cibernético.

O portal "não esteve acessível durante várias horas devido a um erro interno que ocorreu durante uma atualização programada. O assunto será resolvido ainda nesta noite. As afirmações de que houve um ataque de supressão de serviço não são corretas", disse um porta-voz da NSA em comunicado citado pelo jornal "Wall Street Journal".

Pouco antes da meia-noite de sexta-feira, o site ainda continuava fora do ar.

As primeiras informações sobre o problema provocaram uma onda de especulações no Twitter sobre um ataque cibernético.

O usuário @annoymousAsia, aparentemente ligado ao grupo Anonymous, pareceu reivindicar a responsabilidade pelo ocorrido.

"Continuamos fortes #tangodown #nsa", publicou no Twitter, fazendo referência ao termo "tango down", utilizado no jargão dos hackers para se referir ao colapso de um site.

O grupo Rustle League, rival do Anonymous, também reivindicou abertamente a responsabilidade em seu perfil no Twitter (@LelzSec).

A NSA, onde Edward Snowden trabalhava como analista antes de coletar arquivos e fugir do país rumo à Rússia, está no centro das revelações sobre as espionagens que incomodaram os aliados dos Estados Unidos no mundo inteiro.


Endereço da página: