Folha de S. Paulo


Análise: Consequências da espionagem no México podem ser as mais graves

"Acho que o governo errou feio", disse Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, sobre a sucessão de vazamentos relativos à Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Desde que Edward Snowden fez suas primeiras revelações, em junho, o governo dos EUA mantém um argumento imutável: o de que não houve espionagem ilegal contra cidadãos americanos.

O problema desse argumento, claro, é a sua atitude em relação ao resto do mundo. Nas palavras irônicas de Zuckerberg, "isso realmente ajuda empresas que tentam atender a pessoas de todo o planeta".

Nos círculos oficiais de Washington, as implicações internacionais das revelações não são tão claras: há quem ache que as revelações são uma tempestade que não demorará a passar, enquanto outras autoridades veem danos duradouros ao prestígio e à influência dos EUA.

A reação inicial do governo americano foi insistir em que a NSA nada havia feito de errado. Desde então, seu tom se abrandou um pouco.

Quando o Brasil teve um rompante de raiva diante das revelações, a Casa Branca disse que os EUA tinham "o compromisso de trabalhar com o Brasil a fim de resolver essas preocupações".

O estilo mais brando não funcionou: a presidente Dilma Rousseff cancelou sua visita de Estado.

Nesta semana, após o protesto da França, os EUA pareceram ceder um pouco mais. Em telefonema ao colega francês François Hollande, Barack Obama afirmou que as revelações despertavam "questões legítimas para os nossos amigos e aliados".

Entre todas as objeções às ações da NSA, as da França foram as que receberam menos simpatia em Washington. Os dois países têm uma longa tradição de espionagem um contra o outro. Antes que os chineses entrassem na parada, os EUA consideravam a França um dos países mais agressivamente envolvidos na obtenção ilegal de segredos comerciais e dedicavam muito esforço a rastrear o comportamento francês em países como a Síria e o Iraque.

O verdadeiro teste talvez venha a ser o México, que recebeu menos atenção, mas sobre o qual os vazamentos revelaram detalhes comprometedores --documentos indicam que a NSA coletou e-mails do presidente Enrique Peña Nieto, quando este ainda era candidato, e do ex-presidente Felipe Calderón.

A guerra entre o Estado mexicano e os cartéis das drogas tem implicações evidentes para a segurança nacional americana. Se a ira mexicana levar o país a limitar sua cooperação de segurança com os EUA, o aparelho de inteligência americano não poderá evitar a conclusão de que "errou feio" ao espionar países amigos de maneira intrusiva demais. Washington terá de começar a fazer essa escolha.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: